Cidadania italiana para brasileiros com dias contados? PL pode restringir emissões
- patriciamalteca
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Em visita ao Brasil, representante cita o endurecimento das regras para se obter cidadania italiana

O vice-primeiro-ministro e representante do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Antônio Tajani, chegou ao Brasil nessa terça-feira (8). A viagem oficial, que incluiu uma passagem pela Argentina, se deve às comemorações dos 150 anos da imigração italiana. Durante a ocasião, o representante aproveitou a oportunidade para falar a respeito das mudanças na lei de cidadania de seu país. “Devemos garantir que as regras se adaptem a um novo contexto, profundamente diferente daquele de 30 anos atrás”, disse Tajani em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Um projeto de lei em tramitação na Itália ameaça restringir a emissão de novas cidadanias no país europeu para descendentes e coloca em estado de alerta milhares de brasileiros, que estão entre os principais solicitantes.
O Projeto de Lei nº 752, elaborado pelo senador italiano Roberto Menia, eleva as exigências, diante do crescimento da busca pela nacionalidade. Assim, a Itália passaria a aceitar apenas os descendentes de terceira geração, ou seja, bisnetos. Além disso, o postulante ainda teria de comprovar conhecimento do idioma italiano em nível intermediário, bem como a residência na Itália por, no mínimo, um ano.
Atualmente, as condições são mais flexíveis e a comprovação de descendência italiana não depende da geração ou conhecimento prévio do idioma, muito menos a moradia no país. A proposta ainda tramita no parlamento italiano, mas, ao que tudo indica, o aumento das exigências é quase certo e pode levar muitos brasileiros a acelerar as buscas por cidadania, antes que tudo mude. Para quem já entrou com o pedido ou já obteve a chancela não haverá mudanças.
Comments